Dia 04 - FRC(5)

Foto: Cláudio Vieira

Hoje as condições metereológicas estavam muito boas, ondulação fraca e vento fraco, mas não decidimos treinar. Em vez disso, como planeado fomos tirar umas fotos em frente ao Clube Naval do Funchal, perto do Ilhéu do Lido.

Como já estava a ficar um pouco escuro, não tivemos tempo para fazer nenhum vídeo, ainda tiramos algumas fotos mas não ficaram lá grande coisa.

Mergulhos em FRC (c/ os pulmões vazios)

Ainda fizemos algumas descidas em Imersão Livre com os pulmões vazios* para simular maiores profundidades e dessa forma testar o esmagamento da caixa toráxica e tentar compensar nessa situação. Verificamos que é muito complicado compensar para lá dos 5 a 6m de profundidade, pelo que já deu para perceber o que sentem os atletas que mergulham abaixo dos 60m de profundidade.

*AVISO: mergulhar com os pulmões vazios é uma técnica avançada de mergulho livre, com imensos riscos, mas que permite simular um ambiente de elevada pressão apenas a 5m de profundidade. Os riscos envolvidos, vão desde baurotraumas pulmonares, ruptura dos tímpanos e síncope inesperada, pelo que esta técnica deve ser apenas executada por atletas experientes e sempre com supervisão em todo o trajecto.

2007-08-09
JC

Sem comentários: