Dia 17 - FIM(34)** CWT(34)** DNF(60)

Foto: Filipa Freitas

Resumo das tentativas:
  • João Costa: 34m** em FIM (Imersão Livre) e 34m** em CWT (Peso Contante c/ barbatanas)
  • Cláudio Vieira: foi obrigado a adiar as suas tentativas devido a razões laborais.
**Recorde Regional

Condições metereológicas:
  • Ondulação moderada c/ corrente para Este e vento moderado.
  • Temperatura da água do mar: 22ºC.
  • Visibilidade: 25m de profundidade.
Devido às condições metereológicas anunciadas pelo Parque Natural da Madeira, cancelamos a tentativa para o recorde nacional em Imersão Livre e decidimos apenas estabelecer recordes regionais em Imersão Livre e Peso Constante c/ barbatanas.

Pelas 18h30, saímos do cais de São Lázaro no semi-rígido "Pampo" em direcção à frente do cais do Lazareto, no ínicio da Reserva Natural Parcial do Garajau.

Apesar do mar não estar tão agitado como anunciado, verificamos que existia uma corrente forte para Este, tanto à superfície como na profundidade, pelo que decidimos colocar o cabo-oficial apenas aos 34m de profundidade e mergulhar à deriva.

Após alguns mergulhos de aquecimento realizei a tentativa em Imersão Livre aos 34m de profundidade. O mergulho correu dentro do esperado, mergulhei até à placa, apanhei a tag de velcro e coloquei no peito. Na chegada à superfície realizei o protocolo de superfície sem problemas.

Seguidamente, realizei a tentativa em Peso Constante c/ barbatanas aos 34m de profundidade. Estava um pouco mais cansado e as coisas não correram como previsto. Primeiro, a tag não estava no fundo e em vez disso trouxe a manilha que a devia ter levado ao fundo. Em segundo, quando cheguei à superfície, apesar de realizar o protocolo de superfície correctamente, a câmara de filmar ficou sem bateria.

O Cláudio infelizmente não pôde fazer as suas tentativas devido a razões laborais, mas chegou a treinar na piscina, simulando mergulhos em dinâmica s/ barbatanas aos 60m.

Do ponto de vista geral, as coisas correram bem, sendo apenas necessário afinar alguns pormenores e esperar melhores condições metereológicas, para que na Sexta-feira, dia 24 de Agosto, possa tentar bater o recorde nacional em Imersão Livre e o Claúdio em Peso Constante s/ barbatanas.

2007-08-17


JC

Sem comentários: