Dia 09 - Caça(20) CWT(28)


Video: Cláudio Vieira e João Costa
Publicado em:
YouTube

Hoje fomos mergulhar sobre a areeira* naufragada "Bom Rei".

Partimos do porto da Calheta, a bordo do "Cláudia Catarina", um barco de madeira construído à mais de 14 anos pelos próprios locais, com cerca de 6m de comprimento por 4m de largura e com um motor volvo de 130CV.

Calmamente nos dirigimos para o pequeno porto este da Madalena do Mar, onde o "Bom Rei" se encontra afundado acerca de 500m da costa na batimétrica dos 30m de profundidade.

Após detectarmos a areeira, com a sonda de bordo, vestimos o fato e preparamo-nos para uma caçada e para fazer uns vídeos subaquáticos.

Mal entramos dentro de água, um grupo de charuteiros veio ao encontro do Cláudio. Sem perder tempo, preparamos as armas e a câmara fotográfica em modo vídeo.

Com a sua pontaria afinada, o Cláudio conseguiu acertar em 3 charuteiros quase de seguida, mas um acabou por escapar. Ainda tentei a minha sorte, mas quando mergulhei já não havia peixe de caça nenhum, apenas uns chicharros a mirar.

A seguir, fizemos uma série de filmagens em mergulho livre, com passagens no interior da cabine de bordo, a 22m de profundidade.

Para acabar ainda mergulhamos à areia em Peso Constante c/ barbatanas, a 28m de profundidade.

*barco dedicado à extração de areia do fundo do mar.

2007-08-14
JC

3 comentários:

Anónimo disse...

Meus caros
Nao minha modesta opinião, nos pontos conhecidos de mergulho, como nessa areeira, deviam abster-se de caçar, e pescar à linha. É uma questão de principio.

Vieira disse...

Ponto 1 – Camuflar-se no anonimato e fazer comentários inoportunos nunca foi de boa índole;
Ponto 2 – É uma questão de princípio?! Digo-lhe mais… Em todos os sítios onde os caçadores podem pescar deveria ser proibido o mergulho com garrafa. As bolhas afugentam o peixe… (isto é para provocar veemente);
Ponto 3 – Iniciei-me nas actividades subaquáticas através do snorkeling, posteriormente na caça-submarina e mais recentemente no mergulho livre em apneia, mergulho com garrafa e foto-subquática. Fiz alguns cursos de formação nas várias modalidades e actualmente sou instrutor de mergulho. Posto isto, sinto agora mais do que nunca, que é perfeitamente compatível e conciliável ser mergulhador e caçador-submarino. A pertinácia deverá recair na preservação do recurso e na perturbação menos invasiva do mesmo. Isto quer dizer que, se caço num sítio que habitualmente é frequentado por mergulhadores com garrafa as capturas deverão ser em pequeno número e recair nas espécies de passagem e não nas espécies gregárias (sedentárias). Isto no sentido de nunca “arrasar” ou contribuir para a degradação de determinado spot;
Ponto 4 – Os três espécimes capturados neste mergulho pertenciam às espécies seriola dumerili e seriola rivoliana, que são espécies pelágicas e como tal podem estar presentes num determinado dia e no dia seguinte terem abandonado o sítio. Portanto, o impacto no spot foi indetectável;
Ponto 5 – É devido ao facto de haver opiniões egoístas que a “guerra” entre caçadores e mergulhadores será eterna.
Ponto 6 – Para terminar, agradeço o seu comentário pois contribuiu para uma justificação plausível no sentido de mostrar que a compatibilidade entre as duas actividades subaquáticas, mergulho com garrafa vs. caça-submarina, é conciliável.

lety disse...

k lindo!!!!!mt lindo mesmo....